Use of Cookies
we use cookies to turn better your experience. Legal warning.
Accept
X
site_9c561fb3-adeb-4b44-a1a9-8f393ae4d680.jpg
O ponto de venda na satisfação e fidelização dos clientes
site_tania.png
Tânia Oliveira
07/03/2018
Partilhar
Em teoria, sabemos que o aumento da fidelidade do cliente em 5% pode aumentar os lucros de um negócio em 100%.

Este aumento acontece porque clientes satisfeitos compram os produtos de uma marca mais frequentemente e em maior quantidade. E aqui o elemento confiança também tem muito valor, uma vez que os clientes que confiam são menos sensíveis aos preços e mais fiéis à marca.

O ponto de venda é essencial no contacto com o cliente, fidelização e conquista da sua confiança. Para isso, as marcas precisam de conhecer muito bem o seu cliente, saber o que procuram e valorizam.

O ponto de venda é um ponto estratégico de relaccionamento com o cliente, para o conhecer melhor,  perceber a sua visão da marca e quais as suas expectativas. Corresponder e até ultrapassar essas expectativas contribui grandemente para a fidelização do cliente.

No ponto de venda são várias as ferramentas a que podemos recorrer, desde diferentes suportes de comunicação a interacção digital, passando por tecnologias avançadas que podem despertar o interesse do cliente. Temos de pensar estrategicamente no que será mais intuitivo para o cliente e o que nos permitirá receber reacções positivas, recolher o maior número de informações e feedback do cliente. É com estas informações e feedback que conseguimos avaliar as estratégias em curso e alinhar acções futuras.

Para que o ponto de venda funcione realmente, todas as actividades de marketing têm que ser desenvolvidas dentro de uma mesma estratégia, não apenas as actividades direccionadas para o cliente, mas também as acções de marketing internas que envolvam toda a marca.

Como sabemos, é ainda maioritariamente no ponto de venda que o cliente toma a sua decisão de compra, portanto, este é um local onde as marcas devem actuar com rigor e precisão, para garantir o retorno da estratégia implementada e investimentos feitos.  

O digital e as novas tecnologias ajudam a criar novos pontos de contacto entre as marcas e os seus clientes, mas para muitos clientes, a relação começa no ponto de venda. Para o sucesso do seu negócio, é essencial que este seja um ponto positivo!

1216 Visualizações /coracao.png
Partilhar


Mais Artigos
'O YClient no Web Summit'
ver mais >
'Customer Care, sinónimo de negócio sustentável'
ver mais >
'Amor com amor se paga'
ver mais >