As tendências indicam que o Retalho está atento à tecnologia e que o foco é na experiência do cliente.
Quais os desafios que existem e quais as propostas a seguir?
Retalho híbrido
Com tantas distrações e formas de venda, o desafio é reter o cliente no ponto de venda. Para colmatar esta necessidade, adequam-se no mesmo sítio vários ambientes e diferentes produtos para o mesmo perfil de consumidor. Por exemplo: a loja norte-americana Urban Outfitters que vende sapatos, acessórios, itens de decoração, produtos de beleza focada num público jovem.
Canais alinhados
Temos de ter em conta que o cliente é altamente informado e tem acesso fácil a todos os canais de venda. O consumidor é altamente seletivo, um omniconsumidor, que pode comprar online ou offline, já que não é possível separar estes dois meios. Por exemplo: numa loja de roupa, o cliente pode experimentar uma peça de roupa que só existe em determinada cor e pode comprá-la online noutra cor existente, já que no meio online não existe limitação ao nível de espaço.
Mudanças no ponto de venda
O ponto de venda está a mudar para um ponto de relacionamento. Mesmo que a compra possa ser feita pela internet, ela pode ser a consequência de toda a experiência de relacionamento que o cliente teve no espaço fisico da loja. A loja física não é só um showroom.
Esta forma de evolução no retalho faz com que seja muito importante os vendedores serem formados para explicar e tirar dúvidas, não só vender. Estes colaboradores também devem ser recompensados de outra forma, não só por comissão de vendas.
No Friction
O No Friction caracteriza-se pelo fim dos intermediários. O acesso direto do cliente ao canal digital, ou pelas redes sociais, vem substituir os representantes de vendas. Por exemplo, a Uber é um serviço que elimina o intermediário e contacta o cliente directamente.
Vídeo
Qualquer pessoa hoje pode fazer um vídeo! Por isso, é importante utilizar esta ferramenta, estando presente, sempre que possível, nas redes sociais de vídeo, como o Youtube ou o Vimeo, bem como utilizar vídeo noutras redes, como o Facebook. É uma nova maneira de comunicar à qual precisa de estar atento.
Empresa é uma só para quem trabalha e para quem consome
O cliente é também o colaborador, não deve haver mais esta separação. Portanto cada vez mais, a empresa deve cuidar das relações humanas na organização e fora dela. E porque as contradições são cada vez mais expostas, todos os processos internos devem ser organizados para que não haja discrepâncias.
Sustentabilidade
Cada vez mais, empresas sustentáveis genuinamente preocupadas com o meio ambiente são as preferidas dos clientes.
Este tema não abrange só o meio ambiente, mas também a interação com clientes e fornecedores. A relação win-win, ou seja, todos ganham e também o meio ambiente, para um amanhã ainda melhor.
Consultoria
Quando falamos em fidelizar clientes, queremos que estes sejam exclusivos na hora da compra. Contudo, neste momento, existem muitas opções e muitas vezes são semelhantes. Assim, o relacionamento deve ser prioridade, um dia o cliente compra ao vizinho, noutro momento pode voltar à sua loja.
Experiência virtual
A possibilidade de poder experimentar sem sair da loja é valorizada. A realidade virtual e a realidade aumentada eliminam as barreiras de custo e acessibilidade associadas a muitas experiências no mundo real, tornando o tempo o único fator escasso.