Use of Cookies
we use cookies to turn better your experience. Legal warning.
Accept
X
site_0c4de046-0f07-4a5d-b816-d78dc64a7433.jpg
Dados...o que fazer com eles?
site_rui.png
Rui Couto
03/10/2017
Partilhar
Nunca como hoje tivemos acesso a tantos dados. 90% de toda a informação gerada pela humanidade foi gerada nos últimos 2 anos.
O que fazer com toda esta informação? Com todos estes dados?

Vamos fazer o que todos os marketeers afirmam como importante, vamos comunicar bem com os nossos clientes. Comunicar onde eles querem (sms, telefonema, email, app, redes sociais), quando eles querem, e como eles querem. Vamos deixar que o cliente decida, activa ou passivamente, como devemos comunicar com ele.

Até há pouco tempo atrás, apenas as grandes empresas eram capazes de fazer este tipo de trabalho recorrendo a muita mão de obra e softwares desenvolvidos à medida, com custos na ordem dos milhões de euros. Hoje, com o exponencial desenvolvimento da tecnologia, começam a aparecer soluções que nos permitem fazer este trabalho. 
Para enviar emails, existem hoje centenas de aplicações (MailChimp, E-Goi, Mailgun,  GetResponse, etc.), para o envio dos sms ( E-Goi e todos os operadores de telecomunicações têm aplicações para envio de SMS), para a análise dos dados, existem muitas ferramentas disponíveis, sendo a mais comum o Microsoft Excel.

Existem portanto ferramentas que permitem comunicar com o cliente. Contudo, todo o trabalho de análise, e posterior envio têm de ser feitos manualmente, e normalmente por alguém com conhecimentos já avançados de excel e conhecimentos de estatística.

Começam a aparecer ferramentas que simplificam todo este processo, primeiro por integrar tudo ( análise, comunicação e personalização) , segundo porque fazem toda a análise à base de dados. Assim,  o utilizador pode, de uma forma simples, apenas definir o que pretende comunicar , como pretende comunicar, e qual o público alvo a que se pretende dirigir, e o sistema envia as mensagens, assim como analisa o retorno das mesmas.

Esta é portanto a altura de começar a fazer e por em prática o que os marketeers andam a dizer há já muitos anos …. Vamos comunicar o que os nossos clientes querem, quando querem e como querem…..

190 Visualizações /coracao.png
Partilhar


Mais Artigos
'Dados...O que fazer com eles? Parte II'
ver mais >
' Despertar os sentidos no seu negócio!'
ver mais >
'Segmentar por comportamento'
ver mais >