Use of Cookies
we use cookies to turn better your experience. Legal warning.
Accept
X
site_194c5a5a-e73e-4a10-bdbc-5e521b9f69fd.jpg
As Gerações e a segmentação
site_andreia.png
Andreia Oliveira
17/04/2019
Partilhar

Num ou noutro contexto ouvimos falar de Millennials, Geração X ou Baby Boomer, mas o que representam estes conceitos?

 [[imagem1]]

GERAÇÃO BABY BOOMER

São as pessoas que nasceram entre 1940 e 1960, e estão agora na faixa etária dos 53 aos 71 anos.

Esta geração foi aquela que veio da  explosão demográfica (baby boomer) causada com o fim da 2ª guerra mundial. Alguns dividem esta geração em duas: 1. Primeiros Boomers (1946 à 1954) e 2. Boomers Posteriores (1955 à 1964).

CARACTERÍSTICAS:

  1. padrão de vida estável;
  2. preferência por qualidade e não quantidade;
  3. sabe o que quer;
  4. não é influenciado por terceiros.

Canais:

Foram a primeira geração a crescer com a televisão e por isso, este continua a ser o canal principal. No entanto, a maior parte desta geração já utiliza o computador numa rotina diária, sendo as redes sociais e o e-mail os sites mais visitados.

Linguagem:

Para comunicar eficazmente com este público deve ter atenção à forma de tratamento e à claridade do seu discurso. Seja esclarecedor, quanto ao seu produto, de forma a que eles não tenham dúvidas ao comprar.

Conteúdo:

A nível de conteúdo existem três pontos-chave:

  • Mantenha as suas redes sociais atualizadas com as informações importantes: como número de telemóvel, morada e produtos que vende.
  • Crie programas de fidelidade, baseados nos hábitos de consumo dos clientes.
  • Desenvolva promoções segmentadas, como coupons e descontos. Esta geração cresceu numa fase de poupança, e por isso, todas as campanhas deste género, são a forma mais atrativa para incentivar a compra.

  [[imagem2]]

GERAÇÃO X 

Engloba as pessoas que estão na faixa dos 37 aos 52 anos, que nasceram entre 1960 e 1980.

São os filhos da Geração Baby Boomer. Muito rebeldes para os padrões até então estabelecidos, foi dado o nome  "X" porque queriam estudar mais para entender os seus comportamentos, tão estranhos para a época.

CARACTERÍSTICAS:

  1. rutura com as regras e valores das gerações anteriores;
  2. preferência por qualidade e não quantidade;
  3. procura pelos seus direitos;
  4. procura de liberdade.

 

Canais:

Esta foi a primeira geração a utilizar o computador, e por isso, dá muita mais atenção a este dispositivo do que aos outros, sendo que a melhor forma de comunicar com eles é através das redes sociais e do e-mail.

Linguagem:

Quando comunicar com esta geração seja direto e foque o seu discurso nos benefícios que o seu produto ou serviço tem. Este público é informado e por isso antes de comprar precisa de perceber o que ganha com o produto. Além disso, o anterior pensamento “one fits all” não se aplica,  por isso opte por conhecer as necessidades do seu público ao invés de lhe apresentar produtos genéricos.

Conteúdo:

Para conquistar a atenção deste público crie conteúdos informativos, onde sejam percetíveis os benefícios que terão com a compra. Eduque o seu público através de artigos e vídeos explicativos.
[[imagem3]]

GERAÇÃO Y  OU MILLENIALS

 

Nascidos entre 1980 a 2000, engloba as pessoas que estão na faixa dos 23 aos 36 anos.

São os filhos da Geração X, netos da Geração Baby Boomer. Também chamados de Geração Millennials porque nasceram exatamente na mudança do milénio, esta geração ainda não tem uma unanimidade no que diz respeito ao seu período de classificação. Alguns dizem que começa nos anos 70's e outros dizem que se estende até 2010. Camo são os descendentes da Geração X, achou-se por bem usar a seguinte letra do alfabeto.

 

CARACTERÍSTICAS:

  1. estão sempre online;
  2. preferem computadores a livros;
  3. vivem em redes sociais;
  4. procuram sempre novas tecnologias.

Canais:

Esta é a geração mais conectada, uma vez que está ligada a todos os dispositivos de forma regular. Quer no computador como no telemóvel, eles acedem às redes sociais, e-mail e SMS com frequência.

Linguagem:

Comunicar com a geração Y é um desafio. Para conseguir atraí-los:

  • Seja breve, mas detalhado (tudo o que passar dos 140 caracteres é excessivo).
  • Seja direto e evite formalismos e floridos.
  • Conheça o seu público e personalize as suas mensagens. Todo o conteúdo com o qual não se sintam envolvidos vai ser descartado.

Conteúdo:

Por crescerem num meio com muita informação disponível, estão muito mais conscientes de todos os problemas do mundo. Por essa razão, o que mais valorizam é a responsabilidade social da marca e dos produtos. Desta forma, a sua comunicação já não se deve basear nos benefícios do seu produto ou serviço para o cliente em específico, mas na transparência e nos benefícios globais da sua utilização.

GERAÇÃO W 

 

Engloba os indivíduos que nasceram entre 1991 e 2000.

 

A Geração W é uma subdivisão da Geração Y que, quando foi criada, tinha ainda jovens sem idade para o trabalho. Provavelmente é um conceito que irá desaparecer , porque o W deverá ser utilizado para a Geração Baby Boomer, para padronizar uma letra para cada. O tempo o dirá, para nós, entretanto, é suficiente sabermos que são tão conectados como os indivíduos da Geração Y.

CARACTERÍSTICAS:

  1. as mesmas que a geração Y

 

GERAÇÃO Z 

 

Engloba as pessoas até aos 22 anos, que nasceram entre 1990 a 2010.

A Geração Z são os mais naturais utilizadores da internet, pois quando começaram a escrever esta já existia. Mais do que existir a conectividade através dos computadores, a ligação com as outras pessoas dá-se também de forma móvel com o aparecimento dos smartfones.

Esta geração está sempre online e preocupada com o meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social.

CARACTERÍSTICAS:

  1. São muito parecidos com a Geração Y;
  2. Alta conectividade com outras pessoas;
  3. Grande senso de responsabilidade social.

Canais:

Esta geração já dispensa os computadores e está completamente rendida ao telemóvel. Privilegiam uma comunicação instantânea e por isso preferem SMS ao e-mail.

Linguagem:

  • À semelhança dos Millennials, eles são responsivos a comunicações diretas que os façam sentir envolvidos. No entanto, ultrapassam a barreira da envolvência ao quererem participar ativamente, dar o seu feedback e sentir-se úteis;
  • A atenção deste público é ainda mais reduzida, sendo que apenas despendem em média 8 segundos com uma comunicação, por isso seja breve;
  • Mantenha a sua linguagem simples, autêntica e natural, de forma a que se consigam identificar. Tudo o que lhes cria distanciamento não é apelativo.
  • Recorra a campanhas criativas com humor, música e vídeo por exemplo.

Conteúdo:

Além de partilharem a visão socialmente responsável dos Millennials, a geração Z precisa de se identificar verdadeiramente e por isso relatos verdadeiros, com influenciadores “não conhecidos”, é essencial para eles. Com recurso a conteúdos multimédia faça-os participar, ter uma opinião, e relacionar-se com quem utiliza esses mesmos produtos.


[[imagem4]]   

 

GERAÇÃO ALFA (ALPHA)

 

Nascidos após 2010

 

Esta geração ainda não está totalmente definida. Poderá chamar-se de Geração M (de mobile). A geração Z e a Alfa podem (muito possivelmente)  unir-se numa nova nomenclatura, porém, exatamente pela falta de definição, é temporariamente  chamada de Geração Alfa.

 

CARACTERÍSTICAS:

Ainda sem características precisas, o que se sabe mesmo é que nunca uma geração teve tanto acesso a informação e educação como esta, o que vai trazer certamente os seus desafios...

 

Diferentes gerações, diferentes clientes ou potenciais clientes com quem deve comunicar no canal certo e com a mensagem certa!

 

 

709 Visualizações /coracao.png
Partilhar


Mais Artigos
'Novidades no Retalho'
ver mais >
' Despertar os sentidos no seu negócio!'
ver mais >
'Segmentar por comportamento'
ver mais >